domingo, 10 de fevereiro de 2013

Projeto Arranjadores - Orquestra Experimental de Repertório


Orquestra Experimental de Repertório em Festival de Campos do Jordão 2012




Marcos Kiehl, solista

A Orquestra Experimental de Repertório é uma orquestra de jovens bolsistas de São Paulo que conta com a presença de monitores que são mestres. Um exemplo é o mestre pela Manhattan School, Marcos Kiehl, (foi meu professor) que está como monitor desde o início do projeto do maestro Jamil Maluf em 1990. A orquestra foi escola de muitos músicos que atuam como profissionais hoje, para citar um exemplo, o Toninho Carrasqueiras, que iniciou quando ela era Orquestra Jovem. O projeto da orquestra "tem por objetivos a formação de profissionais da mais alta qualidade, a integração ao instrumental sinfônico de instrumentos que representem uma autêntica conquista da nova tecnologia, com reflexos estimulantes à criação musical, como os sintetizadores, por exemplo, e a difusão de um repertório abrangente e diversificado que mostre o extenso alcance da arte sinfônica de qualidade." (Portal da Prefeitura de SP) 


Jamil Maluf
Fonte: Folha
Bem, não sei se a orquestra, que tem a direção de Jamil Maluf, experimenta repertório como deveria, pois temos inúmeros compositores brasileiros que escreveram para orquestra e até hoje vimos poucas dessas obras sendo executadas. Dentre muitos trabalhos, cito um que foi realizado recentemente para celebração do 400 anos de São Luís do Maranhão, do amigo compositor Ubiratan Sousa, que elaborou uma Suite Maranhense, com diversos ritmos regionais como o Boi e o Tambor de Crioula de forma magistral e inédita, com fusões dos sotaques e ritmos. Penso que um projeto desses seria ótimo se fosse aprovado para execução na Orquestra Experimental, assim como a obra de outros amigos, que deveriam fazer o mesmo, apresentar esse tipo de projetos já que a orquestra tem esse objetivo.


Nesses anos a orquestra tem apresentado o mais diverso repertório como música de cinema, com a série "Cinema de Concerto" que mostram a trilha sonora dos filmes italianos (Poderoso Chefão, a Vida é Bela, etc.), além de Hitchcock/Hermann, Spilberg/J. Williams. Também executam algumas óperas que são pouco tocadas e alguns compositores estrangeiros desconhecidos.

O Projeto que deixo para apreciação se chama ARRANJADORES, muito primoroso, pois exalta como se deve a produção dos mestres arranjadores que escolheram também a música popular brasileira como parte integrante da música de concerto. Infelizmente a orquestra não tem um site oficial, então fica os links do Youtube:






http://youtu.be/_WxNOkUwY1I (Duda do Recife)




Abraços
Wagner Ortiz
http://homolitteras.blogspot.com.br/







Nenhum comentário: