quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Russolo: futurismo e pancadaria

    Geralmente digo que para entender a  música do mundo é necessário se abster dos rótulos e pré-conceitos,  assim deixar que os conceitos sejam ampliados, unindo-os e nunca rotulando-os. Muitos compositores procuram arte nas mais diversas culturas do planeta e incorporam elementos dessa riqueza cutural em seus trabalhos que por sua vez geraram obras primas. Basta ouvir o Choro 10 de Villa-Lobos para se conscientizar disso, é tão interessante o uso de outros elementos por Villa que até hoje muitos percussionistas sofrem para aprender a tocar os instrumentos anotados por ele, além do desafio de tocá-los, há o desafio de fazê-los. No caso de Luigi Russolo, amante do ruído, achei interessante a história, vejam os recortes da tese de Hashimoto a reação do público para com sua música futurista.






Recorte de: Hashimoto Almeida, F L. Analise musical de "Estudo para instrumentos de percussão", 1953, M. Camargo Guarnieri; primeira peça escrita somente para instrumentos de percussão no Brasil. Unicamp 2003 - Pgs. 30-31


Luigi Russolo - Veglio Di Una Città (from "Die Kunst der Geräusche")


Luigi Russolo (30 de abril, 1885 - 4 de Fevereiro de 1947 (61 anos)) foi um pintor e compositor Itáliano, futurista e o autor daL'Arte dei Rumori (A arte do ruído) (1913) e Música Futurista.


Intonarumori, instrumento criado por Russolo para produzir ruídos, para ele havia uma realidade muito ruidosa e isso não poderia ser ignorado em sua música.




Vídeo Informativo






Nenhum comentário: